quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Açúcar Branco


O açúcar branco (refinado ou cristal) do comércio nada tem a ver com o produto original. O caldo de cana é um liquido de alto poder nutritivo, devido especialmente aos sais minerais e vitaminas que contém, sabiamente proporcionados pela natureza e que, em resultados, são de fácil assimilação. O mesmo pode ser dito da beterraba, bem como do açúcar industrial que dela se obtém. 

O açúcar artificial fatiga as vísceras, pode fazer engordar, irritar as vias digestivas, provocar diabetes, elevar a pressão sanguínea, criar úlceras, provocar transtornos cardíacos, infecções na pele, enxaqueca, alergias, fadiga e a depressão da hipoglicemia, além de reduzir as reservas de vitaminas e minerais básicos. É o que chamamos de "alimento morto". Quando ingerido se converte em ladrão de cálcio do organismo, produzindo várias consequências: cáries dentárias, raquitismo, amolecimento dos osso. 

Fermente facilmente nas vias digestivas, produzindo ácidos e gases. Em excesso sobrecarrega o fígado, predispõe à obesidade e é a origem mais frequente e mais comum do diabetes.

Um absurdo: em 1840 se consumia, na França, 3kg de açúcar por pessoa/ano. Hoje, nos EUA, vai para 65Kg!

O mundo civilizado atual desenvolveu técnicas de produção de alimentos que os tornam empobrecidos em suas propriedades nutritivas. Porções importantes são retiradas, tornando os alimentos prejudiciais à saúde, em vez de fortalecê-la. 

Dito isso a nutricionista só tem uma dica pra você:

Fique longe do açúcar branco!!!

Vanessa Figueiredo
Nutricionista - CRN 7871

Nenhum comentário:

Postar um comentário